quinta-feira, janeiro 25, 2007

Ama-me ou Esqueça-me

(Love me or Leave Me, EUA, 1955)



Com ecos de Nasce uma Estrela (1954), de George Cukor, um retrato pouco simpático da meteórica (e real) ascensão da cantora Ruth Etting (interpretada por Doris Day, atípica), então dançarina acompanhante de uma espelunca, que se aproveita da proteção do gângster Martin Snyder (James Cagney, explosivo), dono de várias lavanderias na Chicago dos anos 30 e inúmeros contatos no show business, para brilhar em outros palcos. Mesmo apaixonada pelo pianista John Alderman (Cameron Mitchell), também seu professor de canto, casa-se com Snyder, que vira seu empresário, e vai brilhar em Nova Iorque na famosa casa de espetáculos Ziegfeld Follies e depois no resto do país. Rica, com a carreira em alta e casamento em baixa, recebe o convite para estrelar um musical em Hollywood, onde reencontrará Alderman, reacendendo antigas paixões e também a fúria possessiva de Snyder, loucamente apaixonado por ela e que não aceita perdê-la.

A louríssima Doris Day, apesar de dançar e cantar com seu timbre característico (e belas pernas, diga-se), pouco lembra aquela atriz de filmes românticos que colocariam nela o estigma de a “eterna virgem”. Aqui ela é enérgica, um tanto dissimulada e oportunista, que sabe se aproveitar dos homens quando bem lhe convém, apesar da carinha doce de boneca de porcelana.

Ainda que pontuado por famosas canções que “comentam” a trajetória de Ruth e mesmo sendo da MGM, o filme é mais um drama sombrio, com toques noir e personagens tridimensionais, que um frívolo musical, dirigido com habitual elegância por Charles Vidor (Gilda, 1946). Há até uma cena que sugere estupro, além de o alcoolismo da personagem de Ruth ser evidente nas entrelinhas. Mas quem se destaca é mesmo o baixinho Cagney, uma figura trágica, incapaz de compreender os sentimentos dos outros ou até mesmo os seus e que, na última cena, com um mínimo de gestos e filmado de costas, demonstra uma grandeza notável em finalmente admitir que foi passado para trás.

Sem comentários: