sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Persépolis

(Persepolis, França/Irã/EUA, 2007)



Baseando-se em quadrinhos de sua autoria, a incrível história da diretora Marjane Satrapi (que aqui divide a direção com Vincent Paronnaud), ou Marji, uma menina adorável e imaginativa, filha de pais liberais de Teerã. Fã de Bruce Lee, com o desejo de depilar sozinha as suas pernas e de ser a última profetisa das galáxias, além de “adepta” do nascente movimento punk, cresce no cosmopolita Irã do final dos anos 70, primeiro dominado pelo regime ditatorial do Xá Reza Pahlevi, cheio de restrições, mas já nos estertores, e depois pelos fundamentalistas religiosos, que, baseando-se na lei islâmica, isolam o país e impõem ainda mais restrições, sobretudo de comportamento e que atingem as mulheres, principalmente. Adolescente, com a escalada violenta da guerra Irã-Iraque, seus pais a mandam para a Europa, onde, solitária em Viena, se sentirá como um peixe fora d’água, mesmo tentando estudar e entender os hábitos e comportamentos da cultura ocidental. Evita, por exemplo, dizer que é do Irã. Com o fim da guerra, de volta a Teerã, percebe que as coisas lá pouco mudaram no país sob o comando dos aiatolás, apesar de rever seus pais e sua amada e independente avó, em cujas conversas residem algum dos melhores momentos do filme.

Ora bem-humorada, ora melancólica, mas sempre política e com um belo visual, uma animação de traços simples, fiel ao traço original dos quadrinhos, mas nunca simplórios e cheios de expressividade na caracterização de seus ricos e reais personagens, que começa em puro preto e branco e, à medida que os infortúnios, familiares, políticos, amorosos, matrimoniais, vão se somando à vida de Marji, adquire tons mais acinzentados, soturnos, com raros momentos em cores, que não assim tão coloridos ou alegres. Mas tudo bastante cativante, graças sobretudo ao carisma de sua “animada” protagonista, que, esperta, sempre dá um jeito de burlar as proibições dos aiatolás ou de sobreviver em meio às estranhezas de seus colegas europeus. Delicioso do início ao fim.

2 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Saudações, David.
Só passo por aqui para convidá-lo para participar do Bolão do Oscar 2008 que montei no meu Blog. Gostaria de contar com a sua participação. As regras estão na última atualização e você pode enviar a lista até o final de sábado.

Tenha uma excelente semana.

Lorde David disse...

Já te mandei o e-mail, Alex. Um abraço, bom fim de semana e um ótimo Oscar para todos nós, cinéfilos. :)