quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Ao Lado da Pianista

(La Torneuse de Pages, França, 2006)



Aos 10 anos, a dedicada Mélanie, então promissora aluna de piano e filha de humildes açougueiros, é reprovada com desdém na prova para entrar no conservatório, ao se distrair na audição com uma das juradas. Anos depois, já adulta (e bem mais sexy, bien sur!), aproxima-se da família desta última, que considera a responsável pelo seu fracasso, uma pianista concertista famosa, Ariane Fouchécourt (Catherine Frot), mas que depois de um acidente de automóvel anda meio instável emocionalmente. De babá do filho dela na grande mansão da família à viradora de páginas em importantes concertos ao lado de Ariane, aos poucos, construindo uma cumplicidade nessa delicada relação e às custas de pequenas maldades aqui e ali, Mélanie (Deborah François) vai “orquestrando” a sua sutil vingança, neste pequeno e eficiente suspense do diretor e também músico erudito Denis Dercourt, cuja refinada arquitetura não esconde as influências de Claude Chabrol, principalmente de As Corças (1968) e A Fera Tem Que Morrer (1969). Aqui, com menos carnalidade, mas, ao fitar constantemente o rosto de sua ambígua protagonista loira, mais etéreo, com uma sensualidade feminina mais do que entrevista em cenas como a do quase beijo romântico entre a elegante Catherine Frost e a da sua musa ardilosa (pueril só na aparência), a belíssima Deborah François. E, tal como nas obras do mestre Chabrol, razoavelmente cruel em seu desfecho ao som de Bach.

3 comentários:

Tula disse...

É um filme recente...bom, na locadora onde eu alugo é!...rs! Espero que eu encontre lá na vila...

Bjss....

Alex Gonçalves disse...

David, vendo a "Veja São Paulo", notei que o filme entrou em cartaz em dias recentes. Assim, a obra era desconhecida até então. Enfim, mas um título a ser anotado para ver no futuro lançamento em DVD.

Lorde David disse...

Tula, conforme escreveu o Alex, é filme recente. Ou seja, estreou semana passada em dois cinemas de São Paulo: no CineSesc e no Reserva Cultural. Em DVD, por enquanto, só naqueles camelôs que vendem filmes de arte na maior cara-de-pau na Augusta, quase em frente no Espaço Unibanco.