segunda-feira, dezembro 03, 2007

A Lenda de Beowulf

(Beowulf, EUA, 2007)



Exuberante animação em 3-D a cargo de um especialista em fantasias “virtuais”, Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro, Uma Cilada para Roger Rabbit, Forrest Gump, O Expresso Polar), que conta a saga do mitológico herói do título, o nórdico guerreiro Beowulf (Ray Winstone). Um homem um tanto egocêntrico e cheio de feitos a narrar que chega a Dinamarca governada pelo rei Hrothgar (Anthony Hopkins) para enfrentar o monstro Grendel (Crispin Glover), que, após uma celebração regada a vinho e “hidromel”, despertado, massacra os súditos no salão de festas real. Porém, a morte de Grendel nas mãos de Beowulf provoca a fúria da mãe da criatura (Angelina Jolie), que se vinga de forma sangrenta, obrigando o herói a também combatê-la. Mas, dessa vez, mais do que um outro monstro, Beowulf terá que lutar contra seus próprios instintos e impulsos humanos, demasiadamente humanos, se desejar prevalecer agora como o novo rei “virtuoso” da Dinamarca, conforme as canções entoadas a seu respeito. Mais do que o impressionante visual, melhor apreciado em salas de projeção 3-D (para mim, tanto faz, já que só enxergo razoavelmente bem com um dos olhos!), impressiona também o roteiro minucioso de Neil Gaiman e Roger Avary, fiel ao espírito da epopéia anônima medieval, apesar de algumas mudanças na estória original, mas com alta dose de violência, linguagem séria, cheia de arcaísmos, recitativos e alguma nudez no todo. Além disso, ótimos atores como Hopkins, Winstone, John Malkovich, Robin Wright-Penn emprestam muito mais charme e veracidade aos personagens virtuais que os atores “reais” que atuam mais como bonecos emborrachados em 300 ou Eragon, por exemplo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Só em animação para o Ray Winstone conseguir dar uns pega na Angelina Jolie...

Lorde David disse...

E eu sempre desconfiei, pela rosto fora de proporções, que Angelina Jolie fosse mesmo um boneco digitalizado, hehehe.

Osvaldo Neto disse...

Achei o filme mediano, fiquei em vários momentos desejando que não fosse animação hehe. Sou novo, mas sou chato pra kct com algumas coisas moderninhas.

Momentos Austin Powers provocaram sonoras risadas no cinema que eu tava.

Momento REF:

Queria Jolie ter aquele corpinho!

Lorde David disse...

Sou velho, logo naturalmente chato também para coisas moderninhas, hehehe, mas acho que aqui a animação funcionou melhor do que eu esperava, embora o filme esteja mesmo dividindo opiniões. Um abraço.

Osvaldo Neto disse...

"Sou velho, logo naturalmente chato também para coisas moderninhas, hehehe"

hauhauaahuahau.

Preciso vencer a dorzinha de cabeça e a preguiça pra escrever algo decente lá no blog. OS DONOS DA NOITE foi mesmo o filme de novembro nos cinemas, a meu ver.

Lorde David disse...

Pena que adiaram o filme do Lynch e Os Indomáveis, se não seriam mais dois grandes destaques para o mês de novembro. Um abraço.