sexta-feira, dezembro 21, 2007

Bee Movie – A História de Uma Abelha

(Bee Movie, EUA, 2007)



Se por trás de sua arrojada animação computadorizada Formiguinhaz (1998) era sobretudo um autêntico filme do Woody Allen levado ao universo das formiguinhas trabalhadoras, Bee Movie, de estrutura semelhante, é o longa-metragem em 3-D em que, desta vez, o grande comediante Jerry Seinfeld (também produtor e co-roteirista) leva para dentro de uma colméia todas as suas neuroses tipicamente nova-iorquinas. Nela, Seinfeld, como Barry B. Benson, é um zangão recém-graduado que descobre que passará o resto da vida no emprego que escolher dentro da colônia, voltada, claro, para a produção de mel em larga quantidade, trabalho altamente especializado e com uma enorme divisão de trabalho. Saindo para um passeio fora da colméia e em busca de novos ares, encanta-se com a florista Vanessa (Renée Zellwegger) e fica amigo dela, que não estranha nem um pouco o fato de seu novo colega ser um tanto “abelhudo”. E ainda por cima falar demais e querer comprar briga com as grandes corporações que roubam o mel das abelhas, levando o caso para os tribunais. Mas como é Seinfeld o cara por trás dessa boa causa, como já sabemos de vários episódios da clássica série, nem sempre o seu empenho em agir com boas intenções resultará em algo de bom, tanto para as abelhas quanto para os humanos. Trama para adultos e crianças, que se desenrola com muita leveza, a animação é ágil, os tipos secundários cativantes, o visual agrada e, sobretudo, as boas tiradas típicas do Seinfeld do sitcom garantem o resto desta “doce” diversão descompromissada da DreamWorks, que inclui ainda engraçadas “ferroadas” para cima de Sting, Ray Liotta e Larry King, além de justas citações paródicas a filmes como A Primeira Noite de um Homem e Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! Acima de tudo, bom para matar as saudades de Jerry.

6 comentários:

André Renato disse...

Tô na correria pra conseguir ver Bee Movie e Inland Empire antes do final do ano...

Abraços e boas festas!

Lorde David disse...

Aproveite o período entre o Natal e o Ano Novo e as promoções do Espaço Unibanco e Frei Caneca. Boas festas para você também e um abração!

Ailton Monteiro disse...

Pelo menos aí em Sampa apareceram cópias legendadas, com a voz inconfundível do Jerry. Aqui, só veio dublada. What a shame!

Anónimo disse...

tava vendo seus posts antigos, David, e que BELA homenagem vc fez ao Pavarotti!! Fiquei decepcionado por poucos blogueiros postaram sobre isso! Valeu!

Me pergunto pq eu não frequento seu blog há mais tempo...?

Walrus

Ailton Monteiro disse...

Tou esperando o retorno triunfal do blog, David. Vai ter lista de melhores?

Lorde David disse...

E continue aparecendo sempre por aqui, Daniel. E valeu pela menção mais uma vez a grande e eterna figura do Pavarotti. Btw, essa é uma das minhas canções napolitanas favoritas. Um abração e feliz 2008.

Ailton, não sou muito fã de listas. Mas talvez considere em publicar uma. Deve ter uns 25 filmes entre os destaques do ano passado. Vamos ver.