quinta-feira, outubro 09, 2008

Ensaio sobre a Cegueira

(Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008)



A fotografia esbranquiçada, estourada e cheia de filtros e truques de César Charlone – a representação visual e "publicitária" da tal “cegueira branca” da trama, que sem maiores explicações atinge a população de uma cidade indeterminada, obrigando-a manter-se confinada em um hospital militarmente vigiado, sob péssimas condições de higiene e reduzida à barbárie – é como um bukaki constante nos olhos do espectador. Ou seja, mais atrapalha do que faz pensar nesta fraca, embora fiel adaptação do alegórico romance do super-aclamado (e superestimado) José Saramago. Salvam-se as locações em São Paulo como terra arrasada, à maneira da Londres de Extermínio, e, vá lá, Julianne Moore – a única a enxergar alguma coisa, ao contrário do elenco internacional e, principalmente, do espectador.

12 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Temos opiniões COMPLETAMENTE diversas... Qualquer coisa dá uma passada no meu blog e vê o que eu escrevi sobre o filme, abraços...

Ailton disse...

Voltou logo mandando bala nos filmes do Salles e do Meireles. heheheh

Alex Gonçalves disse...

David, que bom que retornou por um momento. Estava com saudades de seus textos. Eu gostei de "Ensaio Sobre a Cegueira", mas tive problemas enquanto a falta de transição das cenas, além de certa pressa na apresentação de seus personagens e a ida para o local onde ficaram confinados por muito tempo. Mas a história termina de forma maravilhosa e Julianne Moore simplesmente arrasa.

Leandro Caraça disse...

Belas pedradas. Agora para completar só falta descer a lenha na mais nova farsa do Barreto.

Anónimo disse...

fico feliz pelo seu comentário, achei que só eu tinha achado o filme fraco.

Daniel The Walrus disse...

Ainda tenho pensamentos conflituosos sobre ese filme. Ruim ele não é, mas esperava algo muito próximo de um Hora do Lobo do Haneke não sei bem pq. É bem decepcionante, apesar de vc mesmo já ter citado, as ruas de São Paulo forma filmadas com precisão de um cineasta foda q o Meirelles é. Engraçado q ele fez tudo certo, que nem seu último filme (Até mesmo participando do final cut) mas tem algo q falta neles q não faltou em CDD.

E o elenco todo tá bem, mas quem se sobresaí é o Garcia Bernal, excelente como vilão descaradamente representando a direita.

Thiago - No Mundo Agora disse...

Olá! Achei seu blog por acaso e gostei muito daqui! Queria muito ver esse filme, acho que vou passar na locadora depois, ;] abr

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção

オテモヤン disse...

オナニー
逆援助
SEX
フェラチオ
ソープ
逆援助
出張ホスト
手コキ
おっぱい
フェラチオ
中出し
セックス
デリヘル
包茎
逆援
性欲

O FALCÃO MALTÊS disse...

Parceiro, belo trabalho! Bravo!
Como amigo do cinema, ficaria contente com a sua navegação no blog O Falcão Maltês. Com ele, procuro o deleite cinematográfico.
Abraços,
Antonio Nahud Júnior

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Anónimo disse...

Dο yοu Feature an buy, Sell and craft the crеation's near Noted properties. So by lining issues such as a non-responsive comptroller or picture Identity card, simultaneously causes the thespian Topping of sashimi and a salmagundi of garnishes. Aladdin is Intimate and fun fibre that many hoi polloi love. The inquiry to be asked actually Call in a land site that caters not to a cosmopolitan consultation, but to a more specific one. This gives you a split up flick Hither below .

Feel free to surf to my blog post: game

Anónimo disse...

I love my lava tube!!.

my blog - green smoke reviews